terça-feira, 20 de setembro de 2016

O perseguido

Coitados de Jesus Cristo, Tiradentes e Getúlio Vargas, que foram menos perseguidos do que Lula está sendo. Um foi crucificado, o segundo enforcado e esquartejado e o outro se suicidou. É incrível a soberba deste elemento que ousa se comparar com enormes vultos desse quilate. Mas se a história se repete, e baseado nos exemplos que ele mesmo cita, ou ele vai gozar dos seus milhões no outro mundo se a impunidade prevalecer ou, enquanto ficar no mundo dos vivos, ele que é um dos maiores ”vivos” do Brasil, vai ter que curtir a sua grana atrás das grades.

Lula, que não tem foro privilegiado e que morria de medo de ter seus processos remetidos para Curitiba, não vai escapar do Sérgio Moro. O corajoso juiz sabe que a verdade estará do seu lado e que a opinião pública apoiará e aplaudirá a sua decisão redentora que será um marco na justiça brasileira. Moro certamente dará prosseguimento ao processo que condenará o nosso medalha de ouro no campeonato mundial da corrupção.

É uma ironia que um milionário como Lula seja denunciado por um “mísero” apartamento no Guarujá (mísero para ele, é claro) e pela guarda de seus bens pessoais na Granero. Nem mesmo o sítio de Atibaia está arrolado como prova nas 150 páginas da denúncia apresentada na quarta-feira. Por que será?

Mas não faz mal: quem rouba galinha ladrão é. Não existe meia virgindade. Para a justiça, não tem essa de grande ou pequeno ladrão, mas simplesmente ladrão. Se aquela senhora foi presa por roubar um pote de margarina no supermercado (lembram?), bem que o sapo barbudo pode ser preso pelo triplex e pela guarda dos seus bens pessoais, que são tantos que só uma empresa especializada poderia armazena-los, não é mesmo?

Ser preso por milhões ou por “pixulecos” dá na mesma: tá preso!

O que veio a público é só a ponta do iceberg. A Polícia Federal e os procuradores estão no encalço da fortuna a logo exibirão provas nacionais e internacionais do seu formidável enriquecimento ilícito. Do chefe da quadrilha, de membros da sua família e de amigos mais chegados, alguns deles já atrás das grades, tipo José Dirceu, o pecuarista Bumlai e João Vaccari Neto.

Nem mesmo os propalados 25 milhões de euros depositados pela famosa Rose em Portugal foram mencionados. E este foi um fato amplamente divulgado. Segundo consta, ela solicitou um carro forte para transportar a dinheirama do Aerolula para o Banco Espírito Santo. Não acredito que a Rose possa justificar esta fortuna como fruto do salário que recebia, por maior que tenha sido enquanto desfrutava da intimidade do rei.

E as fazendas no Sul do Pará, povoadas por milhares de cabeças de gado e devidamente registradas em nomes de laranjas como seu próprio filho Fábio? A rede Lulista tem mais frutas cítricas do que o Grupo Cutrale...

E as contas secretas nos países africanos amigos? Será que isso tem que ver com o recente perdão de 80% das dívidas de 709 milhões de dólares de Zâmbia, Tanzânia, Congo e Costa do Marfim conseguida por Gleise Hoffman na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado?

E o enrosco das milionárias palestras faturadas pela LILS contra as empreiteiras do petrolão?

É pura sacanagem.

Tem tanta coisa rolando por baixo da ponte que nossa vã filosofia não alcança, mas que a força tarefa da Lava Jato há de desvendar e desnudar a fim de desmascarar um dois maiores aproveitadores que a política nacional já revelou.

Coitado do Collor, que roubou menos e que pagou caro em 1992.

E do Eduardo Cunha, que perdeu a boca e está sendo processado pelo desvio de uma “mixaria” de cinco milhões de dólares oriundos do propinoduto petista e afins.

Coitados de tantos outros cidadãos menos votados que superpovoam as nossas penitenciárias. É bom não esquecer que apesar de superlotadas, elas sempre arrumam lugar para mais um...

No seu espetáculo de quinta-feira a jararaca perseguida chorou.

Sem levar em conta que nós, seus mais de 200 milhões de conterrâneos, estamos chorando amargamente pelo legado que a cleptocracia dos últimos 14 anos nos deixou: desemprego em massa, inflação em alta, serviços públicos em frangalhos, estado falido, desconfiança generalizada, entre outras tantas desgraças que, apesar de não merecermos, estamos tendo que enfrentar.

Mas deixa estar jacaré - ou jararaca - que a lagoa há de secar.

Ainda vamos ver o perseguido ir a pé até a delegacia para ser preso, como ele próprio previu.

Neste dia, que não vai demorar muito, vamos acreditar que o Brasil ainda tem jeito.

Faveco Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário